De autoria do então deputado Moritos Matos (PROS), a Lei nº 8.265/2017 aprovada na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), institui a ‘Campanha Maio Amarelo – Atenção pela Vida no Trânsito’.
O objetivo é conscientizar a população sobre a necessidade de conduzir veículos de forma lícita, respeitosa e prudente no trânsito, bem como proporcionar a divulgação e a discussão do tema, abrangendo toda a sociedade, para que se alcancem soluções visando a redução de acidentes.
Segundo o texto da lei, a Campanha Maio Amarelo deve realizar ações a exemplo de propagandas educativas radiodifundidas e teledifundidas; distribuição de material impresso; realização de eventos e ações; além de promoção de debates. “O Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran/SE), poderá efetuar parcerias com instituições públicas e privadas, cabendo tomar as providências necessárias para a aplicação desta lei”, informa.
Ações
Em Aracaju, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) divulgou a programação voltada para a Campanha Maio Amarelo, realizada por meio da Coordenadoria de Educação para o Trânsito (CET/SMTT). As ações serão realizadas durante todo o mês, visando a conscientização sobre a segurança no trânsito; incluíndo blitze educativas, palestras, workshops, apresentações teatrais e atividades em escolas, universidades, empresas e vias públicas da capital.
A campanha reúne vários órgãos de trânsito e parceiros da sociedade civil em uma grande mobilização, promovendo atitudes mais seguras e responsáveis no trânsito, destacando a importância da educação como ferramenta de prevenção. O encerramento será marcado por uma blitz educativa com cortejo teatral na Orla de Atalaia.
Segundo informações do superintendente da SMTT, Nelson Felipe da Silva Filho, existe a necessidade de compartilhar com a sociedade a responsabilidade por um trânsito mais seguro.
“A Campanha Maio Amarelo é um tempo de reflexão para todos nós, que somos operadores do trânsito, e para a população que precisa mudar a mentalidade. É um dever da população querer reduzir o número de acidentes e de mortes. O Maio Amarelo representa essa mudança, esse repensar, esse olhar diferente para o local onde todos nós estamos todos os dias, que é o trânsito. É preciso que todos nós, junto a tantos outros órgãos, nos juntemos e comecemos a fazer esse trabalho, para que a gente possa ter um trânsito mais tranquilo e mais humano”, observa.