Doações atendem pacientes em tratamentos ou que precisam do sangue em cirurgias
O desejo de salvar vidas tomou conta do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), neste sábado, 29, durante a realização de mais uma edição do programa ‘Sabadão Solidário’ com a participação do grupo, Juventude Sergipana em Ação (Jusama) que tem sede em Aracaju, além voluntários sensíveis à causa.
Mayza Vieira Santos renovou a doação de sangue junto com os amigos do grupo. “Venho doar sempre e o desejo é apenas ajudar ao próximo, pessoas que não conheço, mas que precisam do meu gesto”, disse.
Doando pela primeira vez, Marlon Batista aproveitou o incentivo da turma e participou do ‘Sabadão Solidário’ . “Estou feliz e realizado em poder colaborar”, frisou.
Cada voluntário que comparece ao Hemose doa, no máximo, 450 ml de sangue. Uma única bolsa de sangue pode ser fracionada nos seguintes hemocomponentes: concentrado de hemácias, concentrado de plaquetas e plasma, e pode salvar dezenas de vidas.
Esses componentes sanguíneos são utilizados para atendimento de pacientes na rede hospitalar em tratamento de alguma patologia ou ainda, para aqueles que precisam passar por procedimentos cirúrgicos, como a mãe de Thaynara Alves Monteiro, que fará na próxima semana, uma cirurgia cardíaca e precisa de reserva de sangue. “Hoje fiz minha primeira doação de sangue por causa da minha mãe. O médico pediu para família doar para reposição dos estoques no Hemose”, contou Thaynara.
Sandra Mendes, também fez uma doação de sangue de reposição. “Meu amigo Luan está internado e vai fazer cirurgia, por isso vim”, detalhou.
Missão salvar vidas
Neste sábado o Hemocentro ainda recebeu os militares, Paula Rafaela Correia Noia, Wysner Santos e Fábio Santos do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE). Eles vieram atender pedido da população que sempre busca apoio junto a corporação. “Como militares somos doadores de sangue e, por isso recebemos muito esse tipo de ajuda”, informou Paula Rafaela.
Serviço
Para ser um doador de sangue é preciso estar bem de saúde, ter entre 16 e 69 anos de idade, ter mais de 50 quilos e comparecer ao Hemose bem alimentado com um documento oficial original com foto. Mais informações através dos telefones: (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.