Pessoas residentes em Aracaju que, em algum momento, tiveram covid-19 e passaram a apresentar sequelas após a doença, podem obter atendimento especializado no Centro de Especialidades Médicas (Cemar/Siqueira Campos). A unidade circunscrita à Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), oferta o acompanhamento especializado com foco na reabilitação do paciente.
A médica Anna Lígia explica que a covid-19 pode apresentar sequelas manifestadas no sistema respiratório, neurológico, cardiovascular, psiquiátrico, reumatológico, digestivo, urológico e dermatológico. “É uma doença grave com exacerbação inflamatória multissistêmica e o pós-covid ou o covid prolongado são as sequelas deixadas pela doença em alguns pacientes que se manifestam em diversas formas”, destaca.
Para acessar ao serviço especializado com a finalidade de tratar as sequelas, o atendimento inicial acontece na Unidade de Saúde da Família (USF) com o acolhimento da enfermagem, para avaliar os sintomas apresentados após o diagnóstico positivo de covid-19. De acordo com a coordenadora da Rede de Atenção Especializada (REAE), Luciana Araújo, depois do acolhimento da enfermagem, o usuário será encaminhado para o médico investigar com mais profundidade os sintomas das sequelas que se queixa.
“Alguns sintomas como sensação de aperto, tosse, taquicardia, fadiga, fraqueza muscular, dentre outros, podem estar associados ao período em que a pessoa foi acometida pela covid. Se isso for confirmado na primeira avaliação, o médico encaminhará o usuário para a fila de espera do Sistema IDS Saúde para o Médico de Avaliação de sequela da covid e, em seguida, passará por uma teleconsulta com a médica que dará o direcionamento para a especialidade relacionada ao caso”, explica Luciana.
Ao detectar a origem do sintoma, o paciente será encaminhado para o especialista da área, ou seja, se for sintoma neurológico, a consulta com o neurologista será agendada. O mesmo ocorre para sintomas relacionados às outras especialidades existentes dentro do serviço tais como, cardiovascular, respiratório, reumatológico, gastrointestinal e urológico. Outras especialidades que não sejam ofertadas no Cemar serão incluídas na lista de espera.
Foto: Ascom/SMS