Publieditorial ou Informe Publicitário
Governo Itinerante levou dezenas de serviços ao alto sertão do estado e realizou ações de cidadania por meio do programa que vai percorrer os 75 municípios de Sergipe
A terceira edição do programa ‘Sergipe é aqui’ foi realizada no município de Porto da Folha, na região do alto sertão sergipano, no último dia 14. O objetivo do Governo Itinerante é reunir num só lugar mais de 100 serviços dos órgãos públicos estaduais, prestados por secretarias e órgãos da administração estadual. Mais uma vez, a população local aprovou a ação realizada pelo Governo de Sergipe. Em Porto da Folha, o ‘Sergipe é aqui’ teve a participação de 17 Secretarias de Estado.
As próximas edições estão programadas para os dias 12 de maio, em Estância, e 26, em Carmópolis e General Maynard. Segundo a organização do evento, a meta é levar o projeto para os 75 municípios sergipanos.
Os portofolhenses se interessaram pelos serviços colocados à disposição. Entre os que foram disponibilizados, emissão e agendamento de RG, exames, consultas, agendamento de mudança de nome no RG, agendamentos no Departamento Estadual de Trânsito (Detran/SE), emissão de quitação eleitoral, atualização do Cadastro Único (CADÚnico), abertura de conta bancária, cadastro em tarifa social de água, entre outros.
Pessoas como a lavradora Vanderlúcia Gonçalves da Silva, que precisavam atualizar a carteira de identidade, consideraram vantajosa a ação, porque esta é uma demanda que ela precisaria resolver na capital, a 110 km de Porto da Folha. “Se não tivesse acontecido aqui, eu teria que me deslocar para Aracaju ou agendar aqui em Porto da Folha para receber na capital. Aqui eu recebi na hora e estou precisando da minha identidade atualizada para levar ao banco”, comentou.
Uma das ações mais procuradas foram as consultas e exames disponibilizados nas Carretas do Homem e da Mulher, da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Um público variado compareceu ao evento, a exemplo da estudante Vitória Kerolaine, que fez o exame ginecológico preventivo pela primeira vez. “É a primeira vez que faço esse exame. Que bom que houve essa iniciativa, inclusive, saindo daqui, vou aproveitar para procurar onde faz carteirinha de estudante, que é outra necessidade minha”, corroborou.
Título de terra e inclusão
Um momento que gerou expectativa entre os presentes foi a entrega de títulos definitivos de terra. A ação faz parte do Programa Regularização Fundiária do Governo do Estado. A informação é de que 380 famílias de 57 comunidades locais receberam seus títulos, no espaço montado no local para a Secretaria de Estado da Agricultura, do Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri). A entrega dos títulos aconteceu em Porto da Folha e o compromisso do Governo é entregar oito mil títulos definitivos de terra em áreas rurais nos próximos quatro anos.
O lavrador Robério Gonçalves da Cruz regularizou sua terra, onde cria gado e faz roçado, no povoado Esperança. “Vim regularizar o registro da minha terra. Há tanto tempo venho tentando, há cerca de dez anos, e finalmente consegui”, comemorou.
Inclusão social
Por iniciativa da Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seasc), foram promovidas ações de inclusão através do processo de mudança de nome no RG. Foi o caso das amigas Mariana Reis Santos e Patrícia Oliveira, que receberam assessoramento da Seasc para o processo de emissão de nova identidade. “Vim fazer a troca de nome. Geralmente seria demorado, porque aqui em Porto da Folha não conseguimos fazer isso, eu teria que ir até Aracaju para fazer isso. Já há algum tempo desejo essa mudança e descobri que este tipo de serviço também viria para cá. Por isso preferi esperar a me deslocar para Aracaju”, disse Mariana, acrescentando que considera a ação do governo muito importante também para combater o preconceito com a população LGBTQIAPN+. “Acho que deveria ter ações nas escolas, com palestras, para todos aprenderem um pouco sobre o que é o preconceito, sobre nossa classe LGBTQIAPN+, que sofre muito com isso ainda”, sugeriu.